Nada sober vós sem vós

Log in
updated 11:43 AM UTC, Feb 23, 2024
Informação:
ESTEJA ATENTO: a Plural&Singular faz 10 anos e vai lançar a 28.ª edição da revista digital semestral que dá voz às questões da deficiência e inclusão

A “sobrevivência” do Braille na era digital

A 04 de janeiro celebrou-se o Dia Mundial de Braille. Uma data que só agora em 2019 a Organização das Nações Unidas proclamou, em jeito de reconhecimento da importância do braille para as pessoas com deficiência visual. Mas na era digital somam-se muitas ferramentas de aprendizagem e recursos tecnológicos de apoio que criam novos desafios à “sobrevivência” deste sistema de escrita e leitura em relevo. Estará o sistema braille a morrer?

Espetáculo musical “Joana Reais & Convidados" no Teatro da Trindade

O Teatro da Trindade em Lisboa oferecerá uma oportunidade única para assistir ao espetáculo musical da artista brasileira "Joana Reais & Convidados" junto a artistas no auge de Maria João em um show de jazz, fado, morna e samba. Você não pode perder esta oportunidade, os tickets já estão à venda para o dia 1 de fevereiro e a preços muito acessíveis: entre 10 e 15 euros.

Entrevista ao Chefe de Missão aos Jogos Surdolímpicos Samsun 2017

Pedro Mourão, o Chefe de Missão aos Jogos Surdolímpicos Samsun 2017, em entrevista à Plural&Singular, não escondeu a ansiedade que sente com o cargo assumido, mas confessou também o orgulho e a confiança na participação dos atletas portuguesas nesta competição. “Têm potencial para fazerem história e provarem a nível mundial que a sua natureza competitiva é inteiramente justificada pelo mérito”, disse. E vão demonstrá-lo entre 18 e 30 de julho, na Turquia. 

Entrevista ao pioneiro do Movimento de Vida Independente na Europa: Adolf Ratzka

Em entrevista à Plural&Singular, Adolf Ratzka, o fundador do Independent Living Institute da Suécia e o pioneiro do Movimento de Vida Independente na Europa, falou sobre a implementação desta filosofia num mundo perfeito e a que é feita no mundo real, mas também teceu alguns comentários à realidade portuguesa que, no seu olhar, assumidamente, superficial considerou que pode ser propícia à implementação de mudanças a este nível. 

Entrevista a Humberto Santos: CPP - Passado, Presente e Futuro

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) revelou hoje o calendário para as eleições dos órgãos sociais ciclo 2017/2020: o ato eleitoral está agendado para o dia 21 de março e os candidatos devem remeter as listas até 10 de fevereiro. Em dezembro, em entrevista à Plural&Singular [em destaque na nossa 17.ª revista digital] o anterior presidente, Humberto Santos, fez balanço positivo dos oito anos, que na realidade foram mais, de movimento paralímpico. “Foram momentos de transcendência, momentos de superação…Uma experiência que jamais irei esquecer. Neste espaço cresci imenso enquanto pessoa”, resumiu.

As imagens e as histórias do projeto Accept_ability

O Nuno Pereira apresentou publicamente as primeiras três fotografias do projeto Accept_ability ao participar na 3.ª edição do concurso de fotografia “A inclusão na diversidade”, lançado em 2014 pela Plural&Singular, em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF). 

Espaço T: Galeria Inklusa - Arte e Inclusão

A cerimónia de anúncio dos vencedores da 3.ª edição do Concurso de Fotografia “A Inclusão na Diversidade”, bem como do 4.º aniversário da Plural&Singular e a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realiza-se no Centro Português de Fotografia, no Porto, sábado a partir das 16h00, e será abrilhantada por uma performance do Espaço T - Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária. A propósito recordamos a peça “Galeria Inklusa Arte e Inclusão” publicada na nossa 14.ª edição da revista digital em março.

PERFIL: Manuel Mendes - o atleta "sensação"

No dia em que o Presidente da República concedeu o título de comendador da ordem de mérito aos atletas portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, a Plural&Singular recorda o “Perfil” (rubrica que integra a nossa secção de Desporto da revista digital) publicado em setembro de 2016 sobre Manuel Mendes – o atleta "sensação" que conquistou no Rio de Janeiro uma medalha de bronze*

PERFIL: Mário Trindade – o atleta missão!

No dia em que a comitiva lusa parte para o Brasil para participar nos Jogos Paralímpicos, a Plural&Singular recorda o “Perfil” (rubrica que integra a nossa secção de Desporto da revista digital trimestral) publicado em março de 2015 sobre Mário Trindade – o atleta Missão que integra a comitiva lusa rumo a Rio2016*

PERFIL: Lenine Cunha - O “super-atleta”…

A 8 dias do início dos Jogos Paralímpicos, a Plural&Singular recorda o “Perfil” (rubrica que integra a nossa secção de Desporto da revista digital trimestral) publicado em junho de 2013 sobre Lenine Cunha, o "super-atleta" que conquistou a medalha de bronze em Londres2012 que agora procurará repetir ou melhor a marca em Rio2016*

Rio2016 em contagem decrescente

Faltam 20 dias para o arranque dos Jogos Paralímpicos que vão disputar-se no Rio de Janeiro, Brasil… A Plural&Singular recorda a peça de antecipação publicada na 15.ª edição da revista digital trimestral em maio. Com palavras do chefe de Missão, Rui Oliveira, destaque para as estreias, sem esquecer o convite lançado a Marcelo Rebelo de Sousa… 

Descubra como pode um cavalo mudar uma vida…

A Associação Portuguesa de Terapias Equestres e Complementar (APTEC) realiza no fim de semana de 25 e 26 de junho um Fórum Ibérico de Intervenções Assistidas com Cavalos. O evento visa divulgar as Intervenções Assistidas com Cavalos (IAC), demonstrado a suas aplicações e promover o reconhecimento perante a sociedade e no âmbito do Sistema Nacional de Saúde.

Jornadas IPA: Afasia… E depois?

As primeiras jornadas nacionais sobre afasia decorrem sábado, na Fundação Manuel António da Mota, no Porto, com o Instituto Português da Afasia (IPA) a promover a discussão sobre estratégias emergentes que visam proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com afasia.

Esclerose Múltipla: “Sermos mais do que ontem!”

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla comemorou-se a 25 de maio e a Plural&Singular aproveita para recordar a reportagem publicada em dezembro de 2013 na nossa 5.ª edição da revista digital trimestral com o título “Sermos mais do que ontem!”. Falamos com a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla mas também apresentamos o caso de superação de Diogo Tavares, estudante de artes que é autor da primeira ilustração publicada na nossa secção Sexualidade&Afetos.

Taça de Portugal Invacare de Orientação de Precisão 2016

Inês Domingues e Cláudio Poiares foram os grandes vencedores do PreO Palmela Invacare 2016. No último apronto antes dos Campeonatos da Europa desta disciplina, ambos foram mais fortes que a concorrência, estreando-se a vencer na presente edição da Taça de Portugal Invacare de Orientação de Precisão.

Dia Mundial da Orientação

Comemora-se hoje, 11 de maio, o Dia Mundial da Orientação e a Plural&Singular não podia ficar indiferente a esta efeméride uma vez que esta é uma das modalidades que, muito graças a amigos e colaboradores, tem vindo fazer parte da história deste órgão de comunicação social.

Dança Inclusiva com a Diferença

Celebre hoje o Dia Mundial da Dança com a leitura da reportagem “Dança Inclusiva com a Diferença”, lançada na 3.ª edição da revista trimestral da Plural&Singular, que dá conta do trabalho do Projeto Dançando com a Diferença, que surgiu em 2001 para implementar a dança inclusiva no arquipélago da Madeira.

Orientação: Ouro para Ricardo Pinto, João Valente e Edgar Domingues

Campeonatos Nacionais de Orientação de Precisão 2016 - Ricardo Pinto, João Pedro Valente e Edgar Domingues foram as grandes figuras dos Campeonatos Nacionais de Orientação de Precisão 2016, que tiveram lugar em Lisboa. Os dois primeiros alcançaram os títulos nacionais de PreO, respetivamente nas classes Paralímpica e Aberta, enquanto Edgar Domingues é o novo Campeão Nacional de TempO.

Implante coclear: uma opção para quem quer ouvir!

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Implante Coclear, um “pequeno milagre” que ajuda na descoberta ou redescoberta dos sons. Há pessoas surdas que vivem ainda no silêncio, mas muitas encontram nestes equipamentos a solução para a deficiência auditiva que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é incapacitante para cerca de 360 milhões de pessoas em todo o mundo. A propósito desta data a Plural&Singular recorda e recomenda o trabalho “Implante coclear: uma opção para quem quer ouvir!” publicado na 6.ª edição da revista digital trimestral (março/abril/maio de 2014)

Dar nova vida aos livros

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Braille… A propósito desta data a Plural&Singular recorda e recomenda o trabalho “Dar nova vida aos livros” publicado na 10.ª edição da revista digital trimestral (março/abril/maio de 2015)

BISFed: porquê?

E hoje recordamos uma entrevista feita no verão de 2013 e que integrou a nossa 4.ª edição da revista digital trimestral… A Federação Internacional de Boccia (BISFed) visitava Guimarães no âmbito do Campeonato da Europa de Boccia e a Plural&Singular falou com David Hadfield presidente de uma entidade que surgiu nesse ano para dar “força” à modalidade...

Sessão informativa Sexualidade&Afetos

Falou-se muito sobre sexualidade, mas ainda se falou mais de afetos na sessão informativa que a Plural&Singular promoveu a 4 de dezembro para apresentar a secção Sexualidade&Afetos que em 2016 vai dar que falar…

A Língua Portuguesa em gestos

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa assinalou-se ontem, domingo, pelo que o desafio da Plural&Singular para este início de semana é que (re)leia, (re)descubra e (re)visite o "Retrato" feito na nossa 2.ª edição da revista digital trimestral (março/abril/maio de 2013)

É uma calçada portuguesa, com certeza

Ontem assinalou-se o Dia Mundial do Urbanismo…e a Calçada Portuguesa é um dos elementos que mais polémica tem levantado junto das pessoas com deficiência por pôr em causa a mobilidade e a acessibilidade do espaço urbano. Sim ou não à retirada da Calçada Portuguesa dos passeios de Lisboa? Seria, provavelmente, esta a pergunta se o referendo se impusesse. Qual era o resultado da votação? Isso já não se sabe, mas há quem seja a favor e quem seja contra. Uma autêntica campanha ‘eleitoral’ que ganha força com o Plano de Acessibilidade Pedonal da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Judo para Todos

Ontem celebrou-se o Dia Mundial do Judo… A propósito desta data a Plural&Singular recorda e recomenda o trabalho “Judos para Todos” publicado na nossa 2.ª edição da revista digital trimestral (março/abril/maio de 2013) O Judo - Uma modalidade em que as palavras “afeto”, “amizade” e “contacto” anulam a força da “competição” porque não existem Judocas “normais” e “deficientes”, apenas “alma de Judoca”…

Assinar este feed RSS

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados