Nada sober vós sem vós

Log in
updated 10:33 PM WET, Dec 14, 2017
Informação:
ACOMPANHE: Todas as novidades sobre os projetos com 'marca' Plural&Singular. Além do concurso de fotografia internacional em que TODOS cabem - cuja cerimónia de entrega de prémios decorre dia 3 e dezembro no CPF, no Porto - avançamos com formações em Comunicação Acessível e Sexualidade&Afetos, o projeto "Nós os cuidadores - sessões de grupo para cuidadores informais!" e com candidaturas ligadas ao ERASMUS+            Consulte também a página do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media e adira ao nosso grupo de debate e partilha no facebook  

Porto: APPACDM lança concurso nacional de obras de expressão plástica

A Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) do Porto, com o objetivo de promover “valores de solidariedade e de maior atenção para com todos os cidadãos”, apresenta na segunda-feira, dia 04 de dezembro, o CRIDEM 2018 – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual.

TODOS convidados para o evento “A Inclusão na Diversidade” que decorre a 3 de dezembro no CPF (em atualização)

Dia 3 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Plural&Singular assinala o seu quinto aniversário, são lançados os vencedores do concurso de fotografia “A Inclusão na Diversidade”, é lançada a 19.ª edição da revista digital semestral e sorteadas as rifas relativas ao projeto “Nós os Cuidadores”. Reserve a data e junte-se a nós!

Viseu: Jornada de produção fotográfica solidária “Fora da Caixa”

Viseu será palco de uma produção solidária de fotografia para sensibilizar a sociedade para a inclusão de pessoas com deficiência. Esta iniciativa “Fora da Caixa” começa a 20 de novembro em diferentes espaços da cidade, dentre os quais estão o gabinete do presidente da Câmara Municipal de Viseu e o Aeródromo Gonçalves Lobato.

Plural&Singular hoje às 23h10 na TSF

Sofia Pires, uma das colaboradoras da Plural&Singular é a convidada de hoje, 23 de outubro no magazine semanal “Conversa Delas” da TSF, uma iniciativa que conta com a parceria do site Delas.pt.

Guimarães: Comunicação [in]acessível ou não? Eis a questão.

A Plural&Singular dá mais um passo rumo à inclusão, desta vez, no âmbito da Comunicação Acessível realizando uma ação de formação e sensibilização dirigida a jornalistas e outros profissionais e estudantes de comunicação. Esta iniciativa, que conta com a parceria do Projeto InMyShoes, realiza-se no Cineclube de Guimarães, no próximo sábado, dia 21 de outubro a partir das 9h30, prologando-se até às 18h30.

Erasmus+: um programa inclusivo

Cláudia Pires é uma portuguesa em Bruxelas a “testar” o que tanto se almeja em Portugal: é assistente pessoal de Rebecca Farren que saiu de Newcastle, a terra natal, para, ao abrigo do programa Erasmus+, trabalhar na capital Belga e desfrutar do que se pode considerar uma vida realmente independente.

Plural&Singular avança com formação em sexualidade&afetos

Começa hoje a ação de formação preparada pela Plural&Singular no âmbito da Sexualidade&Afetos das pessoas com deficiência e dirigida aos colaboradores da CERCIGUI - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Concelho de Guimarães, CRL e da Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela.

Nós, os cuidadores: Mais 12 cuidadores participam nas sessões de grupo

São 12 os participantes do projeto “Nós, os cuidadores - Sessões de grupo para cuidadores informais”, iniciado em Guimarães, que, contando com o cofinanciamento do Instituto Nacional de Reabilitação (INR, I.P.) terão, a partir de sexta-feira, a oportunidade de partilhar dúvidas, receios, alegrias e tristezas em 14 sessões de apoio grupal dinamizadas pela psicóloga clínica Marta Freitas Figueiredo, colaboradora da Plural&Singular.

IPC: Andrew Parsons é o novo presidente

O brasileiro Andrew Parsons, na passada sexta-feira, ganhou as eleições do Comité Paralímpico Internacional (IPC) e vem substituir Philip Craven, que esteve no comando desta entidade nos últimos 16 anos.

Prestação Social para a Inclusão avança em outubro

O Conselho de Ministros aprovou ontem um conjunto de diplomas que visa a valorização e maior integração das pessoas com deficiência, merecendo destaque os Modelos de Apoio à Vida Independente (MAVI) ainda sem data de implementação e a Prestação Social para a Inclusão (PSI) que entra em vigor em outubro.

Bruxelas: Freedom Drive da ENIL é já em setembro

A Freedom Drive da Rede Europeia de Vida Independente (ENIL) [European Network on Independent Living] este ano tem lugar em Bruxelas de 24 a 28 de setembro e é dedicada a Martin Naughton, o “pai” desta iniciativa que, em 2016, faleceu.

4.ª edição do concurso de fotografia “A inclusão na diversidade”

Foi lançado em 2014 pela Plural&Singular, em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), e em 2017 continua à procura de "inclusão na diversidade". O concurso de fotografia internacional em que TODOS cabem está de volta para mais uma edição, a quarta. No ano de arranque estiveram 61 imagens em concurso, um número que evoluiu para 85 na 2.ª edição. O desafio agora é claro mas não é simples: manter ou ultrapassar a o resultado da 3.ª edição: 144 fotografias. "Vamos tentar", responde a organização que avança com uma pergunta e imediatamente deixa a resposta: "Quer ajudar? Concorra". As candidaturas podem ser entregues por correio ou email até 15 de outubro.

Prestação portuguesa no Campeonato do Mundo de Atletismo IPC 2017

O Campeonato do Mundo de Atletismo IPC 2017 começou sexta-feira, 14 julho, no Parque Olímpico Rainha Isabel, em Londres, Inglaterra, e os atletas portugueses têm vindo a arrecadar várias medalhas, merecendo destaque Miguel Monteiro, F40, que conquistou a medalha de prata no Lançamento do Peso, as medalhas de bronze conquistadas por Luís Gonçalves nos 200 e 400 metros e o novo record da Europa alcançado por Cristiano Pereira, que competiu na prova de 1500m, classe T20, (3:55.39).

“Nós, os cuidadores” avança amanhã “à experiência”

 

Graças ao apoio da junta de freguesia de Creixomil, em Guimarães, o projeto “Nós, os cuidadores - Sessões de grupo para cuidadores informais”, vai, finalmente, avançar, de 15 de julho a 05 de agosto. Este apoio é dirigido a cinco cuidadores informais que terão um total de 10 horas de apoio em grupo, concentradas em quatro sessões dinamizadas pela psicóloga clínica Marta Freitas Figueiredo, colaboradora da Plural&Singular.

Comissão de Atletas Paralímpicos para ciclo 2017/2020

Foi eleita no final de maio, em assembleia, a Comissão de Atletas Paralímpicos para o ciclo 2017/2020. Em nota publicada no seu ‘site’ o Comité Paralímpico de Portugal dá conta de que o cinco mais votados entre os atletas candidatos foram Carla Oliveira, Carolina Duarte, David Grachat, Lenine Cunha e Miguel Vieira.

Serviço 112 para pessoas surdas

Em maio, numa iniciativa que decorreu no Porto, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, estimou que o serviço do número de emergência, 112 estará acessível às pessoas surdas até ao final deste ano.

Aveiro: Congresso Nacional Autismo e Aprendizagem Matemática

O Congresso Nacional Autismo e Aprendizagem Matemática (CNAM 2017) realiza-se quinta e sexta-feira na Universidade de Aveiro. Trata-se de uma iniciativa da Linha Temática Geometrix do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro, bem como da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Investigação: Pedido de participação em estudo sobre Saúde Sexual de Pessoas com Incapacidades Físicas

No âmbito da tese de doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto de Raquel Pereira, que integra também a equipa do SexLab – Centro de Investigação em Sexualidade Humana, estão disponíveis dois inquéritos online que podem ser respondidos de forma anónima por todos os que estiverem disponíveis para o fazer.

Leiria: Palestras descontraídas na Fnac

O “Receitas ao Serão”, um projeto que pretende divulgar o trabalho realizado pela Cercilei, envolvendo a comunidade leiriense em debates sobre temas educativos e sociais, volta a marcar encontro hoje às 21h00 no “ambiente relaxado do café da Fnac”.

Vida Independente: Eduardo Jorge adia ação de protesto

As alterações ao "Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI)" apresentadas pela Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, fizeram com que o ativista Eduardo Jorge adiasse o protesto de quatro dias pelo direito a uma Vida Independente (VI) porque vai dar o “benefício da dúvida” ao atual Governo.

Assinar este feed RSS
Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses

publicidade

publicidade

Publicidade

-2°C

Lisboa

Clear

Humidity: 46%

Wind: 28.97 km/h

  • 14 Dec 2017 0°C -5°C
  • 15 Dec 2017 -1°C -6°C

Publicidade