Nada sober vós sem vós

Log in
updated 7:11 PM WEST, Jul 24, 2017
Informação:
PARTILHEM: A 17.ª edição da revista digital da Plural&Singular está online e disponível para download. Além dos resultados da 3.ª edição do concurso "A Inclusão na Diversidade", destacamos uma "Grande Entrevista" com Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência que faz um balanço de um ano de Governo

Lisboa: Descobrir a arte em família de forma inclusiva

“Arte Acessível” é uma iniciativa que acontece a 22 de abril, entre as 10h00 e as 17h00, com uma oferta diversificada, que parte dos diferentes acervos da Fundação Calouste Gulbenkian: o Museu, a Música e o Jardim, enquanto espaços inclusivos para visitas dançadas, desenhadas, oficinas e espetáculos. 

Prémio Acesso Cultura 2017: Candidaturas abertas

Encontram-se abertas, até 23 de abril, as candidaturas ao Prémio Acesso Cultura, uma distinção criada pela associação com o mesmo nome para divulgar e promover as entidades e projetos que promovam a acessibilidade aos espaços culturais e à oferta cultural.

Companhia “Era uma vez… Teatro” lança casting

A “Era uma vez... Teatro”, companhia da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), vai promover um casting para seleção de três atores/atrizes para as novas produções de 2017. O casting terá lugar no Auditório Horácio Marçal, e Paranhos, Porto, no dia 26 de janeiro (manhã e tarde).

Livro de Telma Monteiro com versão em braille

A judoca Telma Monteiro, que conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016, lançou recentemente o livro “Na vida com garra” que tem uma versão braille, destinada a pessoas com deficiência visual, numa sessão que também contou com a presença do judoca cego Miguel Vieira.

Debate: O que é o elitismo na cultura?

 

O último debate do ano organizado pela Acesso Cultura convida todos os que queiram participar a refletir sobre o elitismo na cultura - no dia 15 de Novembro, terça, às 18h30, em Évora (Direcção Regional da Cultura), Faro (Ginásio Clube de Faro), Lisboa (Casa Fernando Pessoa) e Porto (Museu das Marionetas do Porto). 

Apresentação do livro ‘O Velho Malaquias e o seu espelho mágico... Entre outros contos’

O livro ‘O Velho Malaquias e o seu espelho mágico... Entre outros contos’ é apresentado sexta-feira, 14 de outubro, pelas 21h30 no salão Nobre da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, concelho do Porto. O autor, Nuno Meireles, tem paralisia cerebral e usa os pés para realizar várias tarefas do dia-a-dia.

Outubro: Agenda da ANACED

A Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência propõe, para o mês de outubro, diversas sugestões artísticas, culturais e de formação, esperando contribuir para momentos de enriquecimento, partilha e lazer.

Conferência anual da Acesso Cultura

A 17 de outubro a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebe a conferência anual da Acesso Cultura intitulada “O quê? E então? Relevância dos conteúdos e acessibilidade da linguagem”. 

“Piu Caganita” é um livro para TODOS

O “Piu Caganita”, um livro multiformato impresso apto à leitura de todas as crianças, é apresentado sexta-feira, 17 de junho, às 18h30, na Escola Superior de Educação e Ciências Socias do Politécnico de Leiria. 

Semana Acesso Cultura 2016

A Acesso Cultura, completa três anos e para comemorar a data volta a promover uma semana, entre os dias 13 e 19 de junho, de atividades que pretendem contribuir para a reflexão em torno do que é a acessibilidade.

Porto: Lançamento do livro “Aparentemente Diferente”

Manuel Francisco Costa é designer gráfico na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) mas também revela dotes para a escrita e, como tal, no dia 16 de abril, às 15h00, apresenta o livro “Aparentemente Diferente” no auditório 1 da faculdade.

Acesso às artes: uma questão de gestão

“Poderá haver um verdadeiro avanço na promoção da reflexão e da prática da acessibilidade – física, social, intelectual – se não houver um compromisso a nível de gestão?” é a questão lançada para a reflexão a realizar a 9 de março num evento com entrada livre organizado pela Acesso Cultura que se realizará no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. 

Miami: exibição do vídeo-dança VINDINÓS

Resultado de uma coprodução da Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença (AAAIDD), em Portugal, e da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, no Brasil, o vídeo-dança VINDINÓS, de Joana Laranjeira, foi selecionado para ser exibido, no dia 23 de janeiro às 14h00 no Screendance Miami 2016, em Miami nos Estados Unidos da América.

Gulliver: Há conversa – Relações humanas

A Associação Gulliver convida todos os interessados para um encontro a realizar-se no sábado a partir das 13h30 no Espacio 3G, em Lisboa, onde se vai visualizar o filme “Amigos Improváveis” de Olivier Nakache  seguido de um chá acompanhado por uma conversa sobre algumas temáticas controversas da Sociedade.

Pincel Mágico inaugura “Aqui há gatos”

A CEDEMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos apresenta no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, a exposição e venda de peças em cerâmica e marionetas do livro História Pincel Mágico do projeto de acessibilidade às artes do Grupo de Teatro de Marionetas “Cabeças na Lua”.

Juntos pela dança nos palcos da diversidade

A Fundação LIGA assinala a celebração dos 20 anos de percurso da companhia de dança inclusiva pioneira em Portugal, a Plural, com a estreia do espetáculo “Oito“ a 4 de dezembro, às 21h30 no Auditório Camões, em Lisboa. 

Festival Internacional de Guitarra de Guimarães para TODOS

Dando continuidade ao empenho de tornar o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG) acessível a TODOS, a organização do evento, com o apoio da Plural&Singular, avança com um projeto-piloto do Places4all para descrever a acessibilidade às duas performances musicais que se realizam na sala de concertos do Paço dos Duques de Bragança. 

CiM: digressão de Contraluz, um espetáculo de dança

O último espetáculo de dança da Companhia Integrada Multidisciplinar (CiM) continua em digressão nacional e ruma até ao Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, onde se apresenta a 13 de novembro, pelas 21h30 e segue para o Fundão, a 19 de dezembro.

Marco de Canaveses: 10ª edição do Concurso Mãos com Arte

A Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Marco de Canaveses, CRL (CERCIMARCO), no âmbito da 10ª edição do Concurso Mãos com Arte, vai apresentar os trabalhos a concurso no Museu Municipal Cármen Miranda, em Marco de Canaveses, entre os dias 3 e 30 de novembro.

Porto e Lisboa: Formação da Acesso Cultura

Com o intuito de contribuir para a profissionalização dos agentes culturais, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias e os conhecimentos que lhes permitam produzir um trabalho inclusivo a Acesso Cultura organiza mais três cursos de formação até ao final do ano. 

Assinar este feed RSS
Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses

publicidade

publicidade

Publicidade

17°C

Lisboa

Mostly Cloudy

Humidity: 82%

Wind: 22.53 km/h

  • 25 Jul 2017 21°C 17°C
  • 26 Jul 2017 25°C 17°C

Publicidade